14 de março de 2018

O Comitê Proler/UESB de Vitória da Conquista tem o prazer de compartilhar com a comunidade de Vitória da Conquista a informação colhida no TJBA Diário da Justiça Eletrônico Nº 2.066

O Comitê Proler/UESB de Vitória da Conquista tem o prazer de compartilhar com a comunidade de Vitória da Conquista a informação colhida no TJBA Diário da Justiça Eletrônico Nº 2.066 – Disponibilização: sexta-feira, 19 de janeiro de 2018 - Cad1 / Página 120 sobre a instituição no âmbito das Unidades Prisionais do Estado da Bahia, da possibilidade da Remição de Pena pela Leitura. 
Em reunião do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais, ocorrida no dia 02 de marco de 2018, no Fórum João Mangabeira, o Juiz da Vara de Execuções Penais - Dr. Reno Viana Soares entregou aos presentes, cópias desta publicação, tendo em vista a possibilidade de colaboração de instituições parceiras (religiosas, assistenciais e educacionais), dentre elas o Comitê Proler/UESB Conquista, com o programa da Remição de Pena pela Leitura, nas unidades prisionais da comarca de Vitória da Conquista.
Solicitamos a comunidade em geral, a doação de livros de literatura, para serem apresentados aos apenados do Conjunto Penal Nilton Gonçalves e do Conjunto Penal de Vitória da Conquista, a fim de incentivar a prática da leitura e da escrita. Ler é desvendar o mundo e escrever é ser médico de si mesmo, nos ensina Gilles Deleuze em seu livro Crítica e Clínica. 
Lugares para entrega de doações de livros literários: Sala do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais no Fórum João Mangabeira. Biblioteca do Centro de Artes e Esportes J Murilo, Praça Virgílio Figueira no Alto Marom e também nos Conjuntos Penais, acima relacionados. 
Entrar em contato com o Psicólogo Ronaldo Novais, Profa. Ana Rosa da Silva, Profa. Andreya Nascimento e a equipe do Comitê Proler/UESB Conquista; Almiralva Gomes, Claudia Flores, Graziele Novato, Antônio Andrade, Rosalvo Lemos, Jeanne Rocha, Paula Ferreira, Ebeilde Goulart e Heleusa Câmara.










9 de março de 2018

60 anos do Clube da Amizade

O Comitê Proler/UESB Conquista tem a alegria de abrigar a Biblioteca Clube da Amizade que foi cedida por esta entidade, para a formação da Sala de Leitura Íris Silveira, sede do referido comitê. Compartilhamos a foto do grupo fundador do Clube da Amizade.
Agradeço a Irlândia e amigas do Clube da Amizade pelo convite a comemoração dos 60 anos de relevantes serviços sociais prestados por esta entidade em Vitória da Conquista. Ao lado da artista plástica Marisa Correia e Profa. Dra. Isnara Pereira Ivo compartilhamos lembranças de escolhas feitas no lidar com os diversos textos da linguagem da pintura, da escrita literária e científica em nossas vidas. Memória, trabalho, e... sonhos. Assim é a nossa caminhada. Foi uma tarde muito agradável , entremeada de poemas de Cecília Meireles declamados pela Acadêmica Solange Sola, prosa poética de Rosieles Ramos Sales, escritor do Proler Carcerário (falecido em 1994) leitura que fiz para comentar o valor da poesia na escola. Marisa falou sobre o seu percurso até a Escola de Belas Artes e a criação do Atelier que coloriu Vitória da Conquista. Isnara nos emocionou ao relatar o árduo e desafiante caminho da pesquisa acadêmica que trouxe a Conquista o seu precioso livro O Anjo da Morte contra o Santo Lenho. 



Dr. Edgard Gama, Dona Adélia Teixeira, Dr. Fernando Dantas Alves, Dona Nélia Cajazeira, Dona Denise Aragão, Dona Maria Isabel Quadros, Sr. Raimundo Quadros, Sr.Egidio Almeida e Rubem Costa Lima.

Cultura e Educação em Rio do Pires, Bahia


É sempre com muito entusiasmo que aceito os convites do Prof. Dr. Diógenes Lima para participar de Jornadas Pedagógicas no município de Rio do Pires. Por três vezes estive em Ibiajara, conhecida no passado, como Nossa Senhora do Ouro, e desta vez, fomos a cidade de Rio do Pires. Ao lado da Escritora e  Profa. Ana Isabel Macedo, do Prof. Diógenes Lima e dos participantes da Jornada Pedagógica 2018. O tema Leitura e Cidadania: Um Mundo de Possibilidades norteou as palestras oferecidas aos professores da Secretaria Municipal da Educação com o apoio da Prefeitura Municipal. O evento foi realizado no Salão Paroquial, no dia 19 de fevereiro de 2018.
A cidade de Rio do Pires me agradou muito, com suas ruas e praças bem cuidadas, seus moradores corteses, empreendedores, cientes da importância da educação para a região, buscando fazer o melhor que podem. Tanto Rio do Pires, quanto Ibiajara ficaram engastadas no meu coração. Afinal de contas, o ouro dessas terras se perpetua no amor que seu povo dedica ao lugar onde nasceu ou escolheu para viver. O Prof. Diógenes Lima é um exemplo do que estou a dizer. Filho de Ibiajara, morou nos Estados Unidos onde completou sua formação universitária. É professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e tem Ibiajara como joia preciosa em sua vida. O município de Rio do Pires pode se orgulhar deste filho, que em sua vida acadêmica deixa em destaque o compromisso com as práticas da extensão, estando presentes nas atividades culturais e educacionais da região. Afinal, todos nós estamos sempre aprendendo ao compartilharmos saberes.
Agradecemos ao Prefeito Municipal Sr. Gilvânio Antônio dos Santos, ao Secretário da Educação Juscélio Souza pela gentileza que nos receberam e ao fotógrafo Cido Oliveira pelo registro fotográfico.


Sr. Gilvânio Antônio dos Santos, Prefeito Municipal de Rio do Pires abre a jornada Pedagógica 2018.



Sr. Juscélio Souza, Secretário Municipal da Educação em Rio do Pires.


Profa. Heleusa Câmara.


Profa. Ana Isabel Macedo palestrante.



Profa. Heleusa Câmara e Prof. Diógenes Lima


Lançamento dos livros da Profa. Ana Isabel: Malva: um certo olhar. Heloísa: a do povo de Vicente e Carmela.


Sr. Juscelio Sousa e Diógenes Lima.



Domingo a tarde em Rio do Pires. Heleusa Figueira Câmara, Ana Isabel Rocha Macedo e Diógenes Limas. Conversa fiada e alegria.