1 de fevereiro de 2018

Histórias Compartilhadas



O programa Histórias da Vida Privada do Museu Regional de Vitória da Conquista apresentou a comunidade regional a exposição "Memórias do Hotel Albatroz" que é uma homenagem ao centenário de nascimento do empreendedor Gildete Vianna.Tônia Mônaco, filha de Gildete Vianna é uma pesquisadora séria e determinada que decidiu, generosamente, compartilhar tesouros imateriais com a comunidade de Vitória da Conquista. O Comitê Proler/UESB Conquista sentiu-se agraciado por ter colaborado com sugestões para esta exposição. A competência das Profas Walquíria e Claudia e de toda a equipe do Museu Regional asseguraram um trabalho cuidadoso de reconstrução em múltiplas leituras sobre o Hotel Albatroz, e o seu proprietário e administrador Gildete Vianna. E assim, mais estudos, mais leituras e o exemplo para que outros guardiões de histórias aprendam a dividir e a recontar. A abertura do evento aconteceu no dia 06 de novembro de 2017 às 19:00, na casa Henriqueta Prates, Museu Regional de Vitória da Conquista. (Heleusa Câmara).



Profa. Valquíria, Diretora do Museu Regional, Profa. Cristina Rocha, Secretária Municipal de Cultura, , Profa. Heleusa Figueira Câmara, Coordenadora Municipal do Proler, Sra. Tônia Mônaco Viana Rocha, filha do homenageado Sr. Gildete Viana e a Profa. Selma Oliveira, Assessora da Secretaria Municipal de Educação, representando o Prefeito Herzem Gusmão
 






 Sr. Gildete Vianna - Linha do Tempo.

 Sra. Joselita Mônaco Vianna












 Mobiliário de apartamentos de solteiro do Hotel Albatroz

 Manequim com vestimentas do Sr. Gildete Vianna

 Familiares do Sr. Gildete Vianna

Equipe do Museu Regional de Vitória da Conquista e do Comitê Proler/UESB Conquista  - Atrás: Profa. Valquíria, Profa. Sued, Profa. Ebeilde Goulart, Sra. Tônia Mônaco. Frente: Profa. Paula Ferreira, Profa. Heleusa Câmara e Profa. Graziele Novato.

 Sra. Tônia Vianna e Sr. Gilberto Neves Rocha.

4 comentários:

  1. Tônia Mônaco e seus irmãos souberam compartilhar a história de vida e
    trabalho de seus pais. A comunidade de Vitória da Conquista, por ocasião
    do centenário do Sr. Gildete Viana, pode conhecer um pouco mais dos
    costumes, posturas, normas e práticas adotadas no cotidiano dessa cidade na
    década de 1950 através da história do Hotel Albatroz e do seu proprietário
    Sr. Gildete Viana.
    A soma de esforços da família Mônaco Viana, a equipe do Museu Regional de
    Vitória da Conquista, o Museu Literário Profa. Amélia Barreto de Souza, o
    Comitê Proler/UESB Conquista colaboraram, cada um a seu modo, para a
    realização do evento. (Heleusa Câmara).

    ResponderExcluir
  2. A Exposição Comemorativa ao Centenário de Nascimento de Gildete Vianna e Memórias do Hotel Albatroz teve sua abertura no dia 06 de novembro de 2017. O projeto dessa Exposição foi de Heleusa Figueira Camara , e foi executado em parceria com o Museu Regional de Vitória da Conquista.
    O Museu está aberto diuturnamente, de segunda a sexta. (Tônia Mônaco).

    ResponderExcluir
  3. A Abertura da Exposição aconteceu na noite do dia 06 de novembro de 2017, às 20h30 no Museu Regional de Vitória da Conquista- BA. Inicialmente a Mesa foi formada pela Profa. Valquíria, Diretora do Museu Regional, Profa. Cristina Rocha, Secretária Municipal de Cultura, Profa. Selma Oliveira, Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, representando o Prefeito Herzem Gusmão, Profa. Heleusa Figueira Câmara, Coordenadora do Proler e a Sra. Tônia Mônaco Viana Rocha, filha do homenageado. A Profa. Valquíria iniciou a abertura dando as boas vindas aos presentes e falou da parceria entre o Proler e o Museu na realização dessa homenagem. Ressaltou sobre a importância de se homenagear o centenário de nascimento do Sr. Gildete Viana, um homem à frente do seu tempo, empreendedor, que trabalhou muito e contribuiu para a divulgação do Hotel Albatroz no cenário nacional e para o desenvolvimento econômico da cidade, demonstrando uma determinação em atingir os seus objetivos e que faz parte da história da cidade e sugeriu que os presentes vissem os documentos e alguns objetos que fazem parte do acervo da família Viana expostos nessa homenagem. Em seguida, a Profa. Cristina Rocha agradeceu o convite em participar dessa homenagem e parabenizou a inciativa do Museu Regional e do Proler em promoverem Eventos desse nível, inclusive, disse que espera que outras famílias sigam o exemplo da Família Viana e possam também disponibilizar documentos para homenagear outras pessoas ilustres da nossa cidade. A Profa. Selma Oliveira parabenizou o Evento e disse que o Prefeito Sr. Herzem Gusmão não pode comparecer em virtude de um compromisso oficial já agendado. Depois falou que se sente conquistense porque já mora na cidade há muitas décadas e que teve oportunidade de conhecer o Hotel Albatroz e tudo o que ele representou para a cidade e a Região Sudoeste. A Profa. Heleusa Câmara iniciou a sua fala parabenizando a Equipe do Museu Regional pela organização dos documentos e objetos da exposição do Hotel Albatroz e especialmente a iniciativa de Tônia Viana em disponibilizar o acervo catalogado por ela com muita dedicação e zelo para compartilhar com a sociedade conquistense. A Profa. Heleusa fez uma viagem no tempo e comentou com muita leveza sobre o passado de uma Vitória da Conquista provinciana, onde as famílias se conheciam e tinham mais aproximação do que nos tempos atuais fazendo com que os presentes ao Evento voltassem às suas memórias, foi um momento muito gratificante. A última a falar foi a Sra. Tônia Mônaco Viana, filha do homenageado que começou agradecendo e pedindo licença a Senhora Henriqueta Prates, que foi proprietária da Casa onde funciona o Museu Regional e agradeceu a ela e todos os seus antepassados. Depois fez um agradecimento especial à Profa. Heleusa Figueira Câmara, que foi a primeira pessoa, a saber, da sua intenção em prestar essa homenagem ao seu pai Gildete Viana e que lhe deu todas as

    ResponderExcluir
  4. orientações para que o evento fosse realizado e também agradeceu a equipe do Proler. Agradeceu também a Profa. Valquíria, Diretora do Museu, a Profa. Ana Cláudia, historiadora do Museu Regional pelo acolhimento e orientações preciosas e agradeceu aos funcionários do Museu. A senhora Tônia falou sobre o Sr. Gildete Viana, destacando as suas qualidades como pai e como empresário. Fez uma trajetória detalhada da vida dele narrando fatos tanto da vida familiar, quanto da sua vida profissional e abriu um espaço para prestar uma homenagem à sua Mãe biológica e também a sua Madrasta, que ela revelou ser sua segunda Mãe. Ao concluir a sua fala, disse que estava feliz e realizada por ter concretizado um desejo muito grande em prestar essa homenagem ao seu pai. Depois foi servido um café para todos os presentes e o evento foi muito elogiado pelas pessoas. Ao concluir a Abertura dessa homenagem percebemos o quanto os Museus têm potencial para oferecer oportunidades educacionais para pessoas de todas as idades, formações, habilidades, classes sociais e etnias. Um dos caminhos para os Museus enfrentarem os desafios da vida contemporânea consiste no estabelecimento de novas relações com os públicos, na perspectiva de construção de ações e eventos que os tornem participativos e cheios de vivências. (Ebeilde Goulart).

    ResponderExcluir