Alfabetização Digital



O programa de Alfabetização Digital do Proler/UESB  - AlfaDig. foi iniciado em 2005. Os computadores disponibilizados para este programa foram doados pela Receita Federal, pela Pro-Reitoria de Extensão da UESB, pela profa. Rosália Santana e pelo grupo da Pontual.
As aulas são iniciadas com informações sobre as habilidades básicas para o uso do teclado, do mouse, noções preliminares de digitação, e modos de desenhar e jogar no computador. Cada usuário da Alfadig recebe duas aulas por semana com duração média de uma hora, e assim são apresentados os recursos básicos dos editores de textos, como formatação, configuração da página, da fonte e outros. Os exercícios de digitação são realizados com cópias de poesias, contos, cordeis  de autores renomados da Literatura Brasileira e autores regionais. Ao final da aula, os usuários ficam livres para desenhar no computador ou fazer uso dos jogos educativos. Todo atendimento é registrado no livro de freqüência. com anotações do que foi realizado.



O Programa Alfabetização Digital é uma oportunidade oferecida a pessoas que não tem acesso a computador, mas que desejam e precisam adquirir conhecimentos na área de informática. Proporciona interação entre usuário, literatura e computador. A interação computador-literatura é instigante: estimula a leitura e gera comentários sobre os poemas digitados propiciando a socialização das produções escritas dos participantes. 



Como o objetivo do Alfadig é a aprendizagem básica do equipamento, não há internet disponivel. A complementação é disponivel em diversos centros formação
 


 As ligações das tecnologias com as ciências humanas podem mudar conceitos cristalizados sobre saberes para o aperfeiçoamento pessoal, por isso há espaço para aqueles que não não sabem ler nem escrever ao usar o computador para desenhar e jogar com o objetivo de desmitificar o uso do equipamento apenas para letrados. Esta inserção tem como propósito estimular o usuário a aprender a ler e escrever para ir além do desenho e da brincadeira.













O curso não tem tempo delimitado e as pessoas podem frequentar as aulas até se sentirem contempladas. Ao final da etapa os usuários recebem certificados de conclusão.





 Até o dia 26 de Agosto de 2011, o programa Alfabetização Digital 1.328 atendimentos.

4 comentários:

  1. Esse projeto do Proler é extremamente importante, pois nos dias atuais a tecnologia vem crescendo e tomando um espaço muito grande, e apesar desse fato nem todas a pessoas tem a oportunidade de ter contato com esse mundo novo,o proler proporciona esse primeiro contato a toda a comunidade de Vitoria da Conquista, primeiro contato que é fundamental para as crianças que precisam preencher uma necessidade de conhecimento.

    Hiago Ferreira de Souza
    Curso de administração III semestre- UESB

    ResponderExcluir
  2. O programa Alfabetização Digital é muito importante, pois estamos na era da informação, é extremamente necessário saber utilizar o computador nos dias de hoje. Esse programa proporciona as pessoas que nunca tiveram acesso a um computador, noções de informática, levando conhecimento e capacitando-os para as diversas atividades diárias.

    Flaviane Santos Prado
    Curso de administração III semestre- UESB

    ResponderExcluir
  3. Com a modernidade de hoje espera-se que todos tenham uma mínima noção de
    como usar o computador e utilizar seus benefícios como a Internet, Microsoft Officie,
    cd de dados, enciclopédias e informações úteis e é isso que o Proler oferece, um curso de alfabetização digital, a quem não tem acesso ao computador e desejam adquerir conhecimentos na área.

    Esse projeto muito importante pois promeve a capacitação e até ajuda alguns a se inserir no mercado de trabalho.

    Verônica Cristina III semestre ADM-UESB

    ResponderExcluir
  4. Esse projeto tem uma enorme importância social, pois trás para comunidade uma oportunidade de estar se inserindo no mundo informatizado. Outro aspecto de destaque do projeto é o seu objetivo de Promover a literatura de forma dinâmica,utilizando-se da informática como ferramenta.

    Roniere da Silva Almeida III semestre ADM-UESB

    ResponderExcluir