5 de fevereiro de 2013

Abertura Proler/UESB Conquista 2013

No dia 4 de fevereiro de 2013, o Comitê Proler/UESB de Vitória da Conquista deu inicio ao planejamento das atividades que serão desenvolvidas no correr deste ano. Vale lembrar que o omitê Proler/UESB de Vitória da Conquista está situado na Sala de Leitura Íris Silveira no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Aberto ao público das 8:30 às 18:00. O Proler/UESB Conquista dará continuidade as politicas de incentivo a leitura e escrita em suas diversas linguagens.


Sala de Leitura Íris Silveira é um espaço alternativo de leitura (EAL) e de convivência social. Dispõe de acervo bibliográfico variado: livros de literatura infanto-juvenil; obras gerais; Mini Biblioteca da Embrapa; livros de autores regionais; publicações da Fundação Cultural da Bahia; livros do programa Arte/Educação; revistas diversas; procede a doação de livros escolares e romances populares; possui uma pequena loja de publicações acadêmicas e regionais; disponibiliza aos visitantes o empréstimo de livros.


Museu Literário de Vitória da Conquista é uma amostra da memória da leitura na região, composto de fragmentos de bibliotecas particulares, com muitas obras valiosas. Preserva textos originais manuscritos, datilografados de autores prisioneiros, autodidatas, trabalhadores rurais e de serviços informais; organiza o acervo de Histórias Populares do Planalto da Ressaca


Escritório Virtual e Alfabetização Digital:
Dispõe de dois (02) computadores doados pela Receita Federal e 01 da UESB para iniciação a computação; digitação de textos; pesquisas na internet e serviços de e-mail.

Letras de Vida: escritas de si e o Proler Carcerário têm como meta divulgar as produções escritas por autores populares: pessoas que não puderam estudar ou que freqüentaram a escola por muito pouco tempo, em razão de terem precisado trabalhar cedo, como condição de sobrevivência; pessoas que não apresentam o domínio do código lingüístico formal, mas que decidiram escrever da maneira que sabem; pessoas que podem e devem usar a palavra escrita para preencher tantos espaços vazios da literatura; pessoas que colocam música nos poemas em linguagem rimada dos cordéis, que contam histórias de amor, de encantamento, de assombração, de traquinagens, histórias de vida, escritas de si, autobiografias. E assim os acontecimentos diversos são preservados, e a memória social do povo tem o referendo dos sentimentos e emoções, de quem vive a vida na dura luta do dia-a-dia. Trabalhadores rurais, donas de casa, prisioneiros, trabalhadores informais; da construção civil - pedreiros, pintores, serventes - fazem parte do projeto como autores. Letras de Vida não estabelece restrições a separar os trabalhos intelectuais dos manuais. Pensar e agir são competências de todos nós.


Encontros de Leitura são atividades de extensão iniciadas em 1992 e realizadas anualmente, por meio de palestras, exposições, painéis, oficinas, apresentações culturais, lançamento de livros e exibição de filmes. Proporcionam trocas de experiências de leitura entre especialistas e participantes.


Histórias Populares do Sertão da Ressaca objetiva a edição da produção escrita criativa de escritores informais para valorização da cultura regional; recolhe os contos populares e propicia a difusão do ato de recontar com apropriações regionais; identifica espaços brasileiros que (re)criam histórias, com sabores especialíssimos.


Histórias da Escola
é um projeto do Proler/UESB que traz à tona o cotidiano do fazer escolar realizado por diretores, secretários, coordenadores, serventes, vigilantes, merendeiras; professores, alunos, pais, amigos da escola e pela representação política do município no sistema escolar. Propicia visibilidade das ações coletivas para o olhar reflexivo sobre práticas pedagógicas adotadas. O registro das atividades dilui excessos de exaltação e estampa valores de pequenos atos. Falar sobre trabalhos recentes implica incorporar as trajetórias percorridas ao longo do tempo.


Tesouros da nossa terra é um programa de rádio apresentado, aos domingos, na programação da UESB Cultural, Rádio Universitária FM 96. Nesse programa são lidos poemas, quadras, cantigas de roda, histórias populares recolhidas na região e fragmento de escritos de autores do Núcleo Letras de Vida.


Nossa terra tem belezas, vale a pena conferir é um programa de leitura de imagens fotográficas da região urbana e rural do município, com ênfase em tradições, costumes e modos de vida. As fotografias são organizadas em slydes, para apresentação nos lugares registrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário