“Há que se morrer como morrem as sempre-vivas. Escapar-se de si sem furtar-se aos olhares alheios. Ser, a um tempo, presença e ausência.” (Fragmento do livro “ Minerações”, de Bartolomeu Campos Queirós, publicado em Belo Horizonte pela RHJ em 1991.)
Bartolomeu é um dessas pessoas que está sempre presente por onde passar. Muitos professores da rede municipal de ensino tiveram o privilégio de conviver com o poeta nos encontros do Proler em Conquista, Itapetinga e Jequié, e os depoimentos registrados nas avaliações comprovam o encantamento desse tempo.
Em novembro de 2001, foi realizado o 9º Encontro de Leitura do Proler/Uesb, Campus de Vitória da Conquista, no Educandário Juvêncio Terra. O Encontro contou com a presença do escritor Bartolomeu Campos Queirós, que ministrou a oficina de “Leitura e Literatura” .
Bartolomeu deixou uma palavra de incentivo ao Comitê do Proler/Uesb de Vitória da Conquista, atendendo a solicitação da Professora Heleusa Câmara, que lhe pediu uma opinião sobre o resgate de memória que está sendo feito no blog do Proler/Uesb.
No dia 05 de janeiro de 2012, escrevi para Bartolomeu pedindo que olhasse o blog e o perfil no Facebook do Proler/Uesb – Conquista, que estamos organizando e com o carinho que sempre dispensou aos amigos, ele assim respondeu:
Heleusa, querida. Fiquei feliz revendo as fotos e projetos do Proler em Vitória da Conquista. É bom saber que existem polos que continuam promovendo a leitura pelo Brasil. Vou continuar perseguindo o Facebook e ir tomando atenção sobre o belo trabalho que vocês realizam. Eu continuo em Belo Horizonte, viajando menos, lendo e escrevendo mais. Estou no Movimento por um Brasil Literário e descubro muitos que acreditam na Literatura. Fiquei reparando nas fotos e já não conheço ninguém. De repente me dou conta que o tempo passa. Saudades e abraços do Bartolomeu. Belo Horizonte, 05 de janeiro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário